Encontro Diocesano de Adolescentes

Grupos do 7º, 8º, 9º e 10º ano da Catequese de Leiria-Fátima

terça-feira, 2 de maio de 2017

Adolescentes de Leiria-Fátima peregrinaram ao coração da Mensagem

No passado sábado, dia 29 de abril, os grupos da catequese da adolescência da diocese de Leiria-Fátima, tiveram a oportunidade de viver uma "peregrinação ao coração de Fátima": o ENDIAD - "À descoberta da Mensagem" contou com a participação de 105 grupos, vindos de 32 paróquias, num total de cerca de 820 adolescentes do 7º ao 10º ano, acompanhados por cerca de 180 catequistas. Participaram também algumas dezenas de pais.

Esta atividade foi o segundo momento de uma proposta que começou com o desafio de realizar uma reportagem sobre os acontecimentos de Fátima. Nas paróquias, cada grupo foi convidado a reunir materiais, documentos, entrevistas... Procurar saber o que aconteceu há 100 anos, quem esteve envolvido, quando, onde e como se deram esses acontecimentos.

O segundo momento, no ENDIAD, procurou ajudar a perceber o "porquê", ou ou "para quê", a ir ao encontro do "coração" dos acontecimentos. Por isso, os adolescentes foram convidados a, sem deixar de serem repórteres, assumirem também o papel de peregrinos que procuraram perceber, viver e celebrar o essencial da Mensagem de Fátima.

Depois da "Acreditação" dos repórteres, a celebração da Eucaristia, pelas 15h30, na Basílica da Santíssima Trindade, marcou a verdadeira abertura desta peregrinação. Durante a homilia, o Sr. Bispo felicitou os jovens ali reunidos por não serem "jovens de sofá", aceitando este desafio de percorrer, como os discípulos de Emaús, o caminho que vai da desilusão à alegria da fé. Nesse caminho, salientou, temos sempre a certeza da presença de Jesus que caminha a nosso lado, mas também de Maria, a Mãe que se apresenta como refúgio e caminho que conduz para Deus.

Ao terminar a celebração, começaram os postos da atividade da tarde. Passando por nove locais, cada grupo poderia ir progressivamente entrando nas dimensões essenciais da Mensagem de Fátima, expressas em nove palavras-chave da Mensagem: Adoração, Imaculado Coração, Conversão, Misericórdia, Peregrinação, Reparação, Sacrifício, Segredo, Trindade. Após cada atividade, os grupos poderiam aprofundar o que acabavam de viver com um texto de reflexão, mas também procurando fazer entrevistas, tirando imagens, completando a sua reportagem...

A completar estas nove palavras, mais duas: Eucaristia, com que iniciou a tarde; e Rosário, que concluiu o dia. E foi precisamente essa a proposta para o final do ENDIAD: rezar o terço na Capelinha das Aparições, e participar na procissão de velas. Este foi um momento marcante que, aos cerca de 1000 participantes nesta atividade, juntos um grupo de pais que viveram também esse momento, e alguns milhares de outros peregrinos de todas as partes do mundo, com quem rezaram na diversidade das línguas, mas na unidade de uma mesma fé.

No fim, escrevia uma catequista, falando do seu grupo: "eles gostaram muito, o entusiasmo até ao fim, apesar do cansaço, foi notório! Não só pelo que se divertiram, mas pelo que aprenderam e pela constatação de que a sua preparação pessoal e de grupo foi uma mais valia para a vivência da peregrinação e a interiorização de toda a mensagem de Fátima".

Agora, falta a terceira e última parte desta proposta: nas comunidades, compilar toda a informação recolhida, textos, imagens, entrevistas... e fazer a apresentação para que toda a comunidade! Um dos grupos partilhou já o que vai fazer: "estamos a elaborar um boletim que iremos distribuir à saída da igreja do próximo domingo".

2 comentários:

  1. Muito bom. Foi mais um momento marcante na vida de quem participou.

    ResponderEliminar
  2. Momentos edificantes transformam as pessoas e elevam o espírito. Leia algumas frases com esse intuito neste link.

    ResponderEliminar